Pagamentos parcelados em até 4 vezes sem juros
PROJETO TJPA TOTAL (100% ONLINE)
ANALISTA
JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA (Qualquer Nível Superior)
A- Turma
Regular de Teoria e Exercícios (40 Encontros AO VIVO)
B-
Curso Online - Teoria e Exercícios (Videoaulas)
C- 2 Simulados de Conhecimentos Gerais (Videoaulas)
D-
Revisão Final de Conhecimentos Gerais (Videoaulas)
INVESTIMENTO: R$ 640,00
- Pagamento à
vista ou em até 4x sem juros (ou em
até 12x com juros da operadora).
- Pagamentos em Boleto Bancário tem
acréscimo de R$ 1,00 (um real) e podem demorar até 3 dias úteis para a
liberação do curso.
ACESSO AO CURSO ONLINE: IMEDIATO!
PRAZO DE ACESSO: 180 dias, independente da data da prova.
DISCIPLINAS DO CURSO:
Língua
Portuguesa, Ética no Serviço Público, Administração Pública e Poder Judiciário,
Legislação, Noções de Informática, Redação (teoria) e Conhecimentos Específicos.
A- TURMA
REGULAR DE TEORIA E EXERCÍCIOS (40 ENCONTROS AO VIVO)
- Serão ministradas AULAS COM
TRANSMISSÃO AO VIVO dos principais tópicos do PROGRAMA do novo edital.
- Início: 07/07/2025 (NOITE) e Término: 29/08/2025
- SÃO 40 ENCONTROS AO VIVO PELA INTERNET
- Horário das aulas: 18:40h às 22:00h
- Dias:
Segunda a Sexta
- Durante os 40 encontros
de TEORIA será dada prioridade para ministrar o conteúdo do programa, sendo que
os professores normalmente incluem exercícios durante as suas aulas para melhor
fixação.
- As AULAS AO VIVO serão transmitidas (via internet) pelo
site www.exemploaovivo.com.br, nos
dias e horários pré-estabelecidos.
- A gravação das aulas transmitidas ficará
disponível até o final do período de
acesso do aluno.
B-
CURSO ONLINE - TEORIA E EXERCÍCIOS (VIDEOAULAS)
Curso online em videoaulas de todas as
disciplinas, onde SERÃO MINISTRADOS OS PRINCIPAIS TÓPICOS DO CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO. Inicialmente, serão disponibilizadas ao aluno na Plataforma de
EAD 90% do conteúdo, as videoaulas restantes serão produzidas e gravadas
especialmente para este curso online, e publicadas durante todo o curso, em
tempo hábil para que o aluno complete seus estudos.
C-
2 SIMULADOS DE CONHECIMENTOS GERAIS (VIDEOAULAS)
Serão disponibilizados 2 (dois) Testes
Simulados Completos. Na data marcada os alunos terão acesso ao Caderno de
Questões em PDF e 3 (três) dias após será divulgado o Gabarito e a correção
completa em vídeo das questões do simulado. Os alunos NÃO deverão enviar suas
notas para o site, pois o objetivo é que cada aluno faça a verificação do seu
aprendizado. Os Simulados acontecerão após a publicação do Edital do concurso.
D-
REVISÃO FINAL DE CONHECIMENTOS GERAIS (VIDEOAULAS)
Cerca de 10 dias antes da prova começarão a ser
liberadas VIDEOAULAS de revisão através de Exercícios (cerca de 12 horas de
aula). Nas videoaulas os professores reforçarão os itens do programa mais
prováveis de serem cobrados na prova do concurso.
REGRAS
GERAIS DO PROJETO TJPA TOTAL
2. A critério do Exemplo
Ao Vivo, poderão ser marcados ENCONTROS aos finais de semana e/ou feriados para
aulas normais, revisões e/ou reposições de aulas devendo os alunos serem
avisados no mínimo com antecedência de 48 horas.
3. Caso a turma não atinja o número mínimo de alunos (100
alunos), o Exemplo Ao Vivo se reserva o direito
de ADIAR a data de início da turma ou até
mesmo CANCELAR a turma, e neste caso (cancelamento), o valor pago pelos alunos
será integralmente devolvido, sem qualquer outro ônus para o Exemplo Ao Vivo,
já que o número mínimo de alunos necessário para a formação da turma não foi
atingido (A devolução será feita preferencialmente por CANCELAMENTO
TOTAL da compra feita via cartão de crédito).
4. O Calendário de aulas COM TRANSMISSÃO AO VIVO será
comunicado semanalmente, porém, o ALUNO, deve estar preparado para eventuais
mudanças de última hora provocadas por problemas alheios à vontade do Exemplo
Ao Vivo.
5. Serão disponibilizadas Apostilas em PDF para estudo (NÃO SERÁ FORNECIDO APOSTILA IMPRESSA).
Essas apostilas, não necessariamente, serão usadas para acompanhamento das
aulas ao vivo, ficando a cargo do aluno efetuar anotações durante a aula, caso
seja do seu interesse.
6. Os Slides utilizados pelos professores durante as aulas
NÃO serão disponibilizados aos alunos.
7. O LOGIN e SENHA são pessoais e intransferíveis, não
podendo haver o compartilhamento e/ou rateio do acesso, sob pena de ter o seu
acesso cancelado e ficar sujeito às penas civis e penais cabíveis.
8. A Plataforma de EAD não permite acessos simultâneos,
devendo o aluno utilizar somente um equipamento por vez para acessar o curso
online.
9. O CHAT deverá ser usado pelo aluno
exclusivamente para se comunicar com o professor e tratar de assuntos
relacionados a aula que está sendo ministrada, sendo proibida a divulgação de
dados pessoais e/ou comerciais, tais como, TELEFONE, E-MAIL, REDES SOCIAIS e/ou
LINKS, no CHAT, assim como fica proibida a formação de GRUPOS (WhatsApp,
Telegram, Facebook, etc.). O ALUNO deverá usar o seu nome como nome de usuário
no CHAT, sendo proibido o uso de apelidos, sobrenomes, ou quaisquer outras
palavras, do contrário, seu acesso poderá ser bloqueado.
10. O não comparecimento aos ENCONTROS AO VIVO ou acesso às
videoaulas pelo ALUNO não caracteriza o cancelamento da matrícula e não haverá
reposição de aulas.
11. O cancelamento deste curso poderá ser efetuado a
qualquer momento, devendo o aluno entrar em contato com o Exemplo Ao Vivo exclusivamente
pelo e-mail: recursoexemplo@gmail.com e solicitar o referido
cancelamento. Será cobrada taxa de 30% do valor do pago pelo aluno para cobrir
despesas administrativas e despesas operacionais do curso online em videoaulas
(servidores de rede, consumo de banda, etc.). Serão cobrados ainda R$ 10,00
(dez reais) por cada ENCONTRO AO VIVO já ocorrido até a data da solicitação do
cancelamento. O saldo será devolvido ao aluno no prazo de 30 dias, via depósito
bancário, sendo que em nenhuma hipótese será devolvido o valor dos juros pagos
ao PAGSEGURO no parcelamento.
12. Com o cancelamento, o aluno será imediatamente desligado
do curso online e será bloqueado o seu acesso às aulas.
13. Durante o período do curso, o Exemplo Ao Vivo poderá
abrir o acesso dos encontros ao público em geral (máximo de 2 encontros), como
forma de proporcionar a interação dos nossos alunos com os candidatos em geral
e divulgar a plataforma de EAD, sem qualquer prejuízo no andamento da matéria.
14. Em caso de aprovação, no cargo de Analista Judiciário -
Área Administrativa, no concurso do TJPA 2025, o aluno autoriza a
divulgação do seu nome por qualquer meio de comunicação como aluno do EXEMPLO
AO VIVO e LOJA DO CONCURSEIRO, sem que este seja obrigado a efetuar qualquer
pagamento ao aluno.
PROJETO
TJPA TOTAL (100% ONLINE)
ANALISTA
JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA (Qualquer Nível Superior)
LÍNGUA PORTUGUESA:
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.
2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial.
4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de
referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de
sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da
estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2
Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de
subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de
pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal.
5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6
Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2
Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura
de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes
gêneros e níveis de formalidade.
ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO:
1 Ética e moral. 2 Ética, princípios e valores. 3 Ética e
democracia: exercício da cidadania. 4 Ética e função pública. 5 Ética no setor
público. 5.1 Código de Ética Profissional do Serviço Público (Decreto nº
1.171/1994). 5.2 Lei nº 8.112/1990 e alterações. 5.2.1 Regime disciplinar (deveres
e proibições, acumulação, responsabilidades, penalidades). 6 Lei nº 8.429/1992.
6.1 Disposições gerais. 6.2 Atos de improbidade administrativa. 7 Lei nº
12.846/2013 (Lei Anticorrupção). 8 Lei nº 9.784/1999 (Processo Administrativo
Federal). 9 Resolução TJPA nº 14/2016 (Código de Ética do Tribunal de Justiça
do Pará).
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E PODER JUDICIÁRIO:
1 Comportamento organizacional. 1.1 Teorias da motivação.
1.2 Motivação e recompensas intrínsecas e extrínsecas. 1.3 Motivação e contrato
psicológico. 1.4 Percepção, atitudes e diferenças individuais. 1.5 Comunicação
interpessoal. 1.6 Barreiras à comunicação. 1.7 Comunicação formal e informal na
organização. 1.8 Comportamento grupal e intergrupal. 1.9 Processo de
desenvolvimento de grupos. 1.10 Administração de conflitos. 1.11 Liderança e
poder. 1.12 Teorias da liderança. 1.13 Gestão de equipes. 1.14 Gestão
participativa. 1.15 Desempenho e suporte organizacional. 1.16 Desenvolvimento
organizacional. 1.17 Qualidade de vida no trabalho. 1.18 Clima organizacional.
1.19 Cultura organizacional. 1.20 Modelos de gestão de pessoas. 2
Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público. 2.1
Processos participativos de gestão pública. 2.2 Conselhos de gestão, orçamento
participativo, parceria entre governo e sociedade. 3 Transparência da
administração pública. 3.1 Controle social e cidadania. 3.2 Accountability. 4
Excelência nos serviços públicos. 4.1 Gestão por resultados na produção de
serviços públicos. 5 Comunicação na gestão pública e gestão de redes
organizacionais. 6 Governabilidade e governança. 6.1 Intermediação de
interesses (clientelismo, corporativismo e neocorporativismo). 7 O ciclo do
planejamento em organizações (PDCA). 8 Balanced Scorecard (BSC). 8.1 Principais
conceitos, aplicações, mapa estratégico, perspectivas, temas estratégicos,
objetivos estratégicos, relações de causa e efeito, indicadores, metas,
iniciativas estratégicas. 9 Referencial estratégico das organizações. 9.1
Análise de ambiente interno e externo. 9.2 Ferramentas de análise de ambiente.
9.2.1 Análise swot, análise de cenários, matriz GUT. 9.3 Negócio, missão, visão
de futuro, valores. 10 Indicadores de desempenho. 10.1 Tipos de indicadores.
10.2 Variáveis componentes dos indicadores. 11 Resolução nº 325/2020 (Dispõe sobre
o planejamento e a gestão estratégica no âmbito do Poder Judiciário e dá outras
providências). 12 Plano estratégico do Poder Judiciário do Estado do Pará para
o período de 2021 a 2026, revisado pela Resolução TJPA nº 2/2023. 12.1 Missão,
visão, valores e macrodesafios do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. 13
Portaria TJPA nº 1132/2025-GP, de 19 de fevereiro de 2025 (Dispõe sobre o
Índice de Eficiência Judiciária do Poder Judiciário do Estado do Pará (IE-Jud)
e atualiza a sua metodologia. 13.1 Definição, objetivo e indicadores.
LEGISLAÇÃO:
1 Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Estado do
Pará. 2 Lei estadual nº 5.810/1994 e suas alterações (Regime Jurídico Único dos
servidores públicos do Estado do Pará). 3 Lei estadual nº 10.803/2024 (Novo
Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações) 4 Lei Estadual nº 8.972/2020 e suas
alterações (Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública
do Estado do Pará). 5 Resolução nº 351/2020 (Política de Prevenção e
Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação).
NOÇÕES DE INFORMÁTICA
1. Equipamentos de microinformática: computador, monitor de
vídeo, teclado, mouse, impressora, escâner (digitalização), multifuncional,
webcam; portas USB e outros conectores; dispositivos removíveis; identificação
e utilização das teclas de digitação, Escape, combinação, função, navegação. 2.
Sistema operacional Microsoft Windows: operações de iniciar, reiniciar,
desligar, login, logoff, bloquear e desbloquear; área de trabalho, ícones e atalhos;
menu iniciar e barra de tarefas; execução de programas; Gerenciador de Tarefas
do Windows; janelas; menus, faixa de opções e barras de comandos e de
ferramentas; barra de estado; menus de contexto e atalhos de teclado; operações
de mouse, apontar, mover, arrastar; resolução de tela e configuração de
múltiplos monitores de vídeo; unidades locais e mapeamentos de rede; rede e
compartilhamento; dispositivos e impressoras. 3. Arquivos e pastas
(diretórios): nomes, extensões e tipos de arquivos; utilização do Windows
Explorer; operações de abrir, criar, renomear, mover, copiar e excluir arquivos
e pastas; compactar e descompactar arquivos (ZIP); cópias de segurança
(backup). 4. Editor de texto Microsoft Word e LibreOffice Writer: criação e
edição de documentos de texto; formatação de caractere, parágrafo, página,
marcadores, numeração, estrutura de tópicos, cabeçalho e rodapé; ortografia e
gramática, idioma e hifenização; tabelas; figuras e Galeria; visualização e
impressão; exportar como PDF. 5. Planilha eletrônica Microsoft Excel e
LibreOffice Calc: criação e edição de pastas de trabalho (documentos) e
planilhas de cálculo (abas); referências a células; fórmulas e funções
matemáticas, lógicas, de texto e de data e hora; formatação de células,
condicional, cabeçalho e rodapé; importação de arquivos CSV; visualização e
impressão; exportar como PDF. 6. Redes, Internet e Intranet: noções básicas
redes de computadores, Internet e Intranet; web, navegadores; Mozilla Firefox,
janelas e abas, limpar dados de navegação (histórico, cookies, cache),
plug-ins; reconhecimento e digitação de endereços (URL), sítios (sites),
caminhos e páginas; identificação e navegação por ligações (links); interação
com controles e preenchimento de formulários; reconhecimento de cadeado de
segurança (https) e prováveis golpes e fraudes. 7. Correio eletrônico (E-mail)
e agenda: identificação de nomes e endereços de correio eletrônico; remetente,
destinatários, cópias e cópias ocultas; Webmail; receber e enviar mensagens;
incluir, remover e salvar arquivos anexos; formatação; pesquisar e classificar
mensagens; regras e filtros de mensagens; organização em pastas, lixeira e
arquivamento; gerenciar contatos, listas, agenda/calendário e tarefas;
tratamento de lixo eletrônico (spam), reconhecimento de prováveis golpes,
fraudes e boatos. 8. Segurança da informação, segurança cibernética e proteção
da privacidade: conceitos fundamentais de segurança da informação,
confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade, não-repúdio e
privacidade; ameaças em computadores e redes; cuidados com a escolha e uso de
senhas; boas práticas de prevenção de códigos maliciosos (malware, vírus,
cavalos de troia, ransomware e outras pragas virtuais) em mídias removíveis,
repositórios de rede, anexos em mensagens e links de páginas web; cuidados para
proteção de dados pessoais à luz da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 9.
Certificação digital: conceitos fundamentais de certificado digital de pessoa
física e jurídica; identificação de validade e outros atributos de um
certificado digital; ICP-Brasil, autoridades certificadora e de registro; token
e outras mídias de certificado digital; conceitos, uso e cuidado de PIN e PUK;
assinatura digital. 10. Videoconferência: agendar, organizar, apresentar e participar
de reuniões remotas por videoconferência; ajustes de visualização, áudio e
vídeo; recursos de mensagens de texto (chat) e gravação.
REDAÇÃO (TEORIA):
Técnicas de Redação (NÃO SERÃO
CORRIGIDOS TEXTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS)
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E
ADMINISTRAÇÃO GERAL:
1 Administração Pública:
do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático. 1.1 O Estado oligárquico
e patrimonial, o Estado autoritário e burocrático, o Estado do bem-estar, o
Estado regulador. 2 Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor
público. 2.1 Processos participativos de gestão pública: conselhos de gestão,
orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade. 3 Transparência da
Administração Pública. 3.1 Controle social e cidadania. 3.2 Accountability. 4
Excelência nos serviços públicos. 4.1 Gestão por resultados na produção de
serviços públicos. 4.2 Gestão de Pessoas por Competências. 5 Comunicação na
gestão pública e gestão de redes organizacionais. 6 Governabilidade e
governança. 6.1 Intermediação de interesses (clientelismo, corporativismo e
neocorporativismo). 7 Processo de formulação e desenvolvimento de políticas:
construção de agendas, formulação de políticas, implementação de políticas. 8
As políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo. 8.1 Descentralização
e democracia. 8.2 Participação, atores sociais e controle social. 8.3 Gestão
local, cidadania e equidade social. 8.4 Corrupção e políticas públicas: fatores
que influenciam a incidência de corrupção e fatores que promovem a qualidade
das políticas públicas. 9 Planejamento e avaliação nas políticas públicas:
conceitos básicos de planejamento. 9.1 Aspectos administrativos, técnicos,
econômicos e financeiros. 9.2 Formulação de programas e projetos. 9.3 Avaliação
de programas e projetos. 9.4 Tipos e modelos de avaliação de políticas
públicas. 9.5 Análise custo benefício e análise custo-efetividade. 9.6
Indicadores de políticas públicas. 9.7 Coleta, análise e interpretação de
informações quantitativas e qualitativas para avaliação de programas
governamentais. 10 O ciclo do planejamento em organizações (PDCA). 11 Balanced
Scorecard (BSC): principais conceitos, aplicações, mapa estratégico,
perspectivas, temas estratégicos, objetivos estratégicos, relações de causa e
efeito, indicadores, metas, iniciativas estratégicas. 12 Referencial
Estratégico das Organizações. 12.1 Análise de ambiente interno e externo. 12.2
Ferramentas de análise de ambiente: análise SWOT, análise de cenários, matriz
GUT e ferramenta 5W2H. 12.3 Negócio, missão, visão de futuro, valores. 13
Indicadores de desempenho. 13.1 Tipos de indicadores. 13.2 Variáveis
componentes dos indicadores. 14 As reformas administrativas e a redefinição do
papel do Estado; reforma do serviço civil (mérito, flexibilidade e
responsabilização) e reforma do aparelho do Estado. 15 Governo eletrônico;
transparência da administração pública; controle social e cidadania;
accountability. 16 Administração de pessoal. 17 Administração de compras e
materiais: processos de compras governamentais e gerenciamento de materiais e
estoques. 18 Governabilidade e governança; intermediação de interesses
(clientelismo, corporativismo e neocorporativismo). 19 Mudanças institucionais:
conselhos, organizações sociais, organização da sociedade civil de interesse
público (OSCIP), agência reguladora, agência executiva, consórcios públicos. 20
Gestão de projetos. 20.1 Elaboração, análise e avaliação de projetos. 21 Lei
Federal nº 12.527/2011 e suas alterações (Lei de Acesso à Informação). 22 Lei
Complementar nº 131/2009 (Lei da Transparência).
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
E ORÇAMENTÁRIA E ORÇAMENTO PÚBLICO:
1 Orçamento público. 1.1
Conceito. 1.2 Técnicas orçamentárias. 1.3 Princípios orçamentários. 1.4 Ciclo
orçamentário. 1.5 Processo orçamentário. 2 O orçamento público no Brasil. 2.1
Sistema de planejamento e de orçamento federal. 2.2 Plano plurianual. 2.3
Diretrizes orçamentárias. 2.4 Orçamento anual. 2.5 Sistema e processo de
orçamentação. 2.6 Classificações orçamentárias. 2.7 Estrutura programática. 2.8
Créditos ordinários e adicionais. 3 Programação e execução orçamentária e
financeira. 3.1 Descentralização orçamentária e financeira. 3.2 Acompanhamento
da execução. 3.3 Alterações orçamentárias. 4 Receita pública. 4.1 Conceito e classificações.
4.2 Estágios. 4.3 Fontes. 4.4 Dívida ativa. 5 Despesa pública. 5.1 Conceito e
classificações. 5.2 Estágios. 5.3 Restos a pagar. 5.4 Despesas de exercícios
anteriores. 5.5 Dívida flutuante e fundada. 5.6 Suprimento de fundos. 6 Lei
Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). 6.1 Conceitos e
objetivos. 6.2 Planejamento. 6.3 Dívida e endividamento. 6.4 Transparência,
controle e fiscalização. 7 Lei complementar nº 200/2023 (Institui o Regime
Fiscal Sustentável).