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TJ-PA REGULAR PRESENCIAL: Conhec. Gerais (Para todos os Cargos) - TARDE

4 x R$ 100,00 ou R$ 400,00 à vista

Pagamentos parcelados em até 4 vezes sem juros

  • 1 x R$ 400,00
  • 2 x R$ 200,00
  • 3 x R$ 133,33
  • 4 x R$ 100,00
  • 5 x 82,80
  • 6 x 70,17
  • 7 x 61,16
  • 8 x 54,44



TJ-PA: TURMA REGULAR

CONHECIMENTOS GERAIS PARA TODOS OS CARGOS

PRESENCIAL - TARDE

 

AULAS PRESENCIAIS

Aulas de Teoria e Exercícios + Apostila Impressa

 

Início: 07/07/2025 (TARDE)

Término previsto: 29/08/2025

SÃO 24 ENCONTROS PRESENCIAIS

Aulas dias de Segunda, Quarta e Quinta

Horário: 14:30h às 18:10h

 

INVESTIMENTO: 400,00 (TAXA ÚNICA)

à vista, em até 4x sem juros ou de 5x a 12x com juros da operadora.

ATENÇÃO! Pagamentos efetuados em BOLETO BANCÁRIO podem demorar até 3 dias úteis para a liberação do curso.

 

DISCIPLINAS DO CURSO: Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Administração Pública e Poder Judiciário, Legislação, Noções de Informática, Redação (teoria) e Políticas de Saúde (apenas em videoaulas).

 

REGULAMENTO DO CURSO PRESENCIAL:

1. Nesta turma será dada prioridade para ministrar o conteúdo do programa (teoria), sendo que os professores normalmente incluem exercícios durante as suas aulas para melhor fixação.

2. Os 24 (vinte e quatro) encontros PRESENCIAIS ocorrerão na unidade Exemplo Alameda Ferreira Teixeira, 54, entre Tv. Timbó e Estrella (em frente ao IFPA) e incluirão as disciplinas de Conhecimento Gerais para todos os cargos do programa.

3. Nos Encontros Presenciais serão ministrados os tópicos mais importantes do programa e serão retiradas dúvidas dos alunos.

4. O Calendário de aulas será comunicado, porém, o ALUNO, deve estar preparado para eventuais mudanças de última hora provocadas por problemas alheios à vontade do Curso Exemplo.

5. Os Slides utilizados pelos professores durante as aulas NÃO serão disponibilizados aos alunos.

6. A critério do CURSO EXEMPLO, poderão ser marcados ENCONTROS aos finais de semana e/ou feriados para aulas normais, revisões e/ou reposições de aulas devendo os alunos serem avisados no mínimo com antecedência de 48 horas.

7. Caso a turma não atinja o número mínimo de alunos (50 alunos), o CURSO EXEMPLO se reserva o direito de ADIAR a data de início da turma ou até mesmo CANCELAR a turma, e neste caso (cancelamento), o valor pago pelos alunos será integralmente devolvido, sem qualquer outro ônus para o CURSO EXEMPLO, já que o número mínimo de alunos necessário para a formação da turma não foi atingido (A devolução será feita preferencialmente por CANCELAMENTO TOTAL da compra feita via cartão de crédito).

8. A turma presencial terá acesso às gravações das aulas ao vivo ocorridas na turma regular de conhecimentos gerais ao vivo do TJPA, mas somente as gravação, não terá acesso às aulas no momento em que estiver acontecendo ao vivo. A gravação ficará disponível até o término da turma.

9. Nas LEGISLAÇÕES CONTIDAS NAS DISCIPLINAS (Leis, Decretos, Resoluções, Portarias, etc.) não serão ministrados necessariamente todos os artigos.

10. O EXEMPLO AO VIVO também poderá ministrar através de videoaulas gravadas os tópicos menos incidentes em provas anteriores e/ou tópicos que não requerem muita interpretação para compreensão, forma que os ENCONTROS COM TRANSMISSÃO AO VIVO sejam utilizados para os assuntos mais importantes, limitado ao máximo de 15% do conteúdo programático.

11. O Curso constará de uma apostila (cadernão) que tem valor contratual de R$ 80,00 (incluso no valor da taxa única).

12. O Aluno deverá apresentar o recibo de pagamento ou carteirinha para ter acesso à sala de aula e para o recebimento de material didático utilizado no curso. (2ª via de carteirinha: R$10,00).

13. O cancelamento deste contrato, poderá ser efetuado a qualquer momento, devendo o RESPONSÁVEL FINANCEIRO, comparecer pessoalmente à secretaria do curso munido do recibo de pagamento e da carteirinha do aluno, além de RG e CPF.

14. Será cobrada taxa administrativa de 10% do valor do contrato para despesas administrativas. Serão cobrados ainda R$ 10,00 (dez reais) por cada ENCONTRO PRESENCIAL já ocorrido até a data da solicitação do cancelamento e a taxa de carteirinha no valor de R$ 10,00. O saldo será devolvido EM ATÉ 30 DIAS ao Responsável financeiro em dinheiro, ou será feito o cancelamento parcial da compra feita via cartão de crédito.

15. Com o cancelamento da matrícula, o aluno será imediatamente desligado dos eventos online que porventura estejam disponibilizados na plataforma www.exemploaovivo.com.br, que é exclusivo aos alunos matriculados na turma.

16. O NÃO COMPARECIMENTO ÀS AULAS PELO ALUNO NÃO CARACTERIZA A RESCISÃO DESTE CONTRATO.

17. O ALUNO deve comportar-se com urbanidade e respeito com professores, colegas e funcionários, em sala de aula e nas demais dependências do CONTRATADO, sob pena de ser excluído do curso e ter cancelado o presente contrato, sem devolução dos valores avençados.

18. O aluno assume todo e qualquer risco advindo da não execução do concurso do TJPA.

19. O CONTRATADO não se responsabiliza pela INSCRIÇÃO do aluno no concurso e nem pelo deferimento ou não da referida inscrição.

20. ATENÇÃO! Por determinação do condomínio fechado em que fica localizado o curso: Não é permitida a entrada de veículos (carros e motos) dos alunos na Alameda.

TJ-PA: TURMA REGULAR

CONHECIMENTOS GERAIS PARA TODOS OS CARGOS

 

PROGRAMA BASE DA TURMA

 

LÍNGUA PORTUGUESA:

1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

 

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO:

1 Ética e moral. 2 Ética, princípios e valores. 3 Ética e democracia: exercício da cidadania. 4 Ética e função pública. 5 Ética no setor público. 5.1 Código de Ética Profissional do Serviço Público (Decreto nº 1.171/1994). 5.2 Lei nº 8.112/1990 e alterações. 5.2.1 Regime disciplinar (deveres e proibições, acumulação, responsabilidades, penalidades). 6 Lei nº 8.429/1992. 6.1 Disposições gerais. 6.2 Atos de improbidade administrativa. 7 Lei nº 12.846/2013 (Lei Anticorrupção). 8 Lei nº 9.784/1999 (Processo Administrativo Federal). 9 Resolução TJPA nº 14/2016 (Código de Ética do Tribunal de Justiça do Pará).

 

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E PODER JUDICIÁRIO:

1 Comportamento organizacional. 1.1 Teorias da motivação. 1.2 Motivação e recompensas intrínsecas e extrínsecas. 1.3 Motivação e contrato psicológico. 1.4 Percepção, atitudes e diferenças individuais. 1.5 Comunicação interpessoal. 1.6 Barreiras à comunicação. 1.7 Comunicação formal e informal na organização. 1.8 Comportamento grupal e intergrupal. 1.9 Processo de desenvolvimento de grupos. 1.10 Administração de conflitos. 1.11 Liderança e poder. 1.12 Teorias da liderança. 1.13 Gestão de equipes. 1.14 Gestão participativa. 1.15 Desempenho e suporte organizacional. 1.16 Desenvolvimento organizacional. 1.17 Qualidade de vida no trabalho. 1.18 Clima organizacional. 1.19 Cultura organizacional. 1.20 Modelos de gestão de pessoas. 2 Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público. 2.1 Processos participativos de gestão pública. 2.2 Conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade. 3 Transparência da administração pública. 3.1 Controle social e cidadania. 3.2 Accountability. 4 Excelência nos serviços públicos. 4.1 Gestão por resultados na produção de serviços públicos. 5 Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais. 6 Governabilidade e governança. 6.1 Intermediação de interesses (clientelismo, corporativismo e neocorporativismo). 7 O ciclo do planejamento em organizações (PDCA). 8 Balanced Scorecard (BSC). 8.1 Principais conceitos, aplicações, mapa estratégico, perspectivas, temas estratégicos, objetivos estratégicos, relações de causa e efeito, indicadores, metas, iniciativas estratégicas. 9 Referencial estratégico das organizações. 9.1 Análise de ambiente interno e externo. 9.2 Ferramentas de análise de ambiente. 9.2.1 Análise swot, análise de cenários, matriz GUT. 9.3 Negócio, missão, visão de futuro, valores. 10 Indicadores de desempenho. 10.1 Tipos de indicadores. 10.2 Variáveis componentes dos indicadores. 11 Resolução nº 325/2020 (Dispõe sobre o planejamento e a gestão estratégica no âmbito do Poder Judiciário e dá outras providências). 12 Plano estratégico do Poder Judiciário do Estado do Pará para o período de 2021 a 2026, revisado pela Resolução TJPA nº 2/2023. 12.1 Missão, visão, valores e macrodesafios do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. 13 Portaria TJPA nº 1132/2025-GP, de 19 de fevereiro de 2025 (Dispõe sobre o Índice de Eficiência Judiciária do Poder Judiciário do Estado do Pará (IE-Jud) e atualiza a sua metodologia. 13.1 Definição, objetivo e indicadores.

 

LEGISLAÇÃO:

1 Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. 2 Lei estadual nº 5.810/1994 e suas alterações (Regime Jurídico Único dos servidores públicos do Estado do Pará). 3 Lei estadual nº 10.803/2024 (Novo Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações) 4 Lei Estadual nº 8.972/2020 e suas alterações (Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública do Estado do Pará). 5 Resolução nº 351/2020 (Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação).

 

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

1. Equipamentos de microinformática: computador, monitor de vídeo, teclado, mouse, impressora, escâner (digitalização), multifuncional, webcam; portas USB e outros conectores; dispositivos removíveis; identificação e utilização das teclas de digitação, Escape, combinação, função, navegação. 2. Sistema operacional Microsoft Windows: operações de iniciar, reiniciar, desligar, login, logoff, bloquear e desbloquear; área de trabalho, ícones e atalhos; menu iniciar e barra de tarefas; execução de programas; Gerenciador de Tarefas do Windows; janelas; menus, faixa de opções e barras de comandos e de ferramentas; barra de estado; menus de contexto e atalhos de teclado; operações de mouse, apontar, mover, arrastar; resolução de tela e configuração de múltiplos monitores de vídeo; unidades locais e mapeamentos de rede; rede e compartilhamento; dispositivos e impressoras. 3. Arquivos e pastas (diretórios): nomes, extensões e tipos de arquivos; utilização do Windows Explorer; operações de abrir, criar, renomear, mover, copiar e excluir arquivos e pastas; compactar e descompactar arquivos (ZIP); cópias de segurança (backup). 4. Editor de texto Microsoft Word e LibreOffice Writer: criação e edição de documentos de texto; formatação de caractere, parágrafo, página, marcadores, numeração, estrutura de tópicos, cabeçalho e rodapé; ortografia e gramática, idioma e hifenização; tabelas; figuras e Galeria; visualização e impressão; exportar como PDF. 5. Planilha eletrônica Microsoft Excel e LibreOffice Calc: criação e edição de pastas de trabalho (documentos) e planilhas de cálculo (abas); referências a células; fórmulas e funções matemáticas, lógicas, de texto e de data e hora; formatação de células, condicional, cabeçalho e rodapé; importação de arquivos CSV; visualização e impressão; exportar como PDF. 6. Redes, Internet e Intranet: noções básicas redes de computadores, Internet e Intranet; web, navegadores; Mozilla Firefox, janelas e abas, limpar dados de navegação (histórico, cookies, cache), plug-ins; reconhecimento e digitação de endereços (URL), sítios (sites), caminhos e páginas; identificação e navegação por ligações (links); interação com controles e preenchimento de formulários; reconhecimento de cadeado de segurança (https) e prováveis golpes e fraudes. 7. Correio eletrônico (E-mail) e agenda: identificação de nomes e endereços de correio eletrônico; remetente, destinatários, cópias e cópias ocultas; Webmail; receber e enviar mensagens; incluir, remover e salvar arquivos anexos; formatação; pesquisar e classificar mensagens; regras e filtros de mensagens; organização em pastas, lixeira e arquivamento; gerenciar contatos, listas, agenda/calendário e tarefas; tratamento de lixo eletrônico (spam), reconhecimento de prováveis golpes, fraudes e boatos. 8. Segurança da informação, segurança cibernética e proteção da privacidade: conceitos fundamentais de segurança da informação, confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade, não-repúdio e privacidade; ameaças em computadores e redes; cuidados com a escolha e uso de senhas; boas práticas de prevenção de códigos maliciosos (malware, vírus, cavalos de troia, ransomware e outras pragas virtuais) em mídias removíveis, repositórios de rede, anexos em mensagens e links de páginas web; cuidados para proteção de dados pessoais à luz da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 9. Certificação digital: conceitos fundamentais de certificado digital de pessoa física e jurídica; identificação de validade e outros atributos de um certificado digital; ICP-Brasil, autoridades certificadora e de registro; token e outras mídias de certificado digital; conceitos, uso e cuidado de PIN e PUK; assinatura digital. 10. Videoconferência: agendar, organizar, apresentar e participar de reuniões remotas por videoconferência; ajustes de visualização, áudio e vídeo; recursos de mensagens de texto (chat) e gravação.

 

REDAÇÃO (TEORIA): SERÃO CORRIGIDOS ATÉ 2 (DOIS) TEXTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS.

 

SOMENTE EM VIDEOAULAS: POLÍTICAS DE SAÚDE (APENAS PARA ANALISTA JUDICIÁRIO:  ENFERMAGEM, MEDICINA, PSICOLOGIA, PSIQUIATRIA E SERVIÇO SOCIAL):

1 Diretrizes e bases da implantação do SUS. 2 Constituição da República Federativa do Brasil – Seção II Da Saúde (art. 196 a 202). Constituição do Estado do Pará – Seção III Da Saúde e do Saneamento (art. 263 a 270). 3 Organização da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde. 4 Epidemiologia, história natural e prevenção de doenças. 5 Reforma Sanitária e Modelos Assistenciais de Saúde – Vigilância em Saúde. 6 Indicadores de nível de saúde da população. 7 Políticas de descentralização e atenção primária à Saúde. 8 Doenças de notificação compulsória no Estado do Pará. 9 Doenças de notificação compulsória estadual e nacional. 10 Calendário Nacional de Vacinação. 11 Resolução CNJ nº 207/2015 e suas alterações (Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário).